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O senador Eduardo Braga (MDB-AM) detalhou, nesta quarta-feira (13/12), o compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de incluir a construção de um novo porto em Manaus dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta é assegurar, com esse novo investimento, não só transporte mensal de 1 milhão de passageiros entre a capital e o interior do estado, bem como de cargas.

“*O que estamos tratando é de um novo porto destinado a resolver a questão dos passageiros e da carga movimentada para o interior do estado do Amazonas. Isso significa algo em torno um milhão de passageiros praticamente, que todos os meses passam pela cidade de Manaus em direção ao interior, e de um volume enorme de cargas tanto do interior para a capital, como da capital para o interior*”, explicou o senador, confirmando que o presidente Lula tem todo o interesse que essa seja uma obra prioritária do PAC, para atender uma demanda importante da população do Amazonas.

*BR-319*

Outro tema tratado na reunião com Lula foi a recuperação da BR-319. Segundo Braga, o presidente foi informado da atual situação da rodovia e das negociações em curso dentro do Grupo de Trabalho criado para acompanhar as obras.

“*Pedimos ao presidente que chamasse esse grupo de trabalho para que ele pudesse estabelecer prazos e a implementação de algumas soluções, que já são possíveis de serem implementadas com a licença prévia que foi concedida no final do ano passado. Afinal de contas, já são mais de 15 anos de estudos elaborados com respostas sobre o impacto ambiental, sobre a fauna, flora, populações indígenas e demarcação de parques, etc*”, observou Braga.

Segundo o senador, o presidente Lula concordou e pediu ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, tomasse providências sobre o assunto e o incluísse em uma reunião presencial para tratar especificamente da BR-319. Braga destacou a importância modal da BR-319 para a segurança logística alimentar, econômica e social de uma região com mais de 20 milhões de brasileiros.

“*Nesta estiagem, nesta seca, se não fosse a situação da BR-319 ter melhorado, ser trafegável, muito provavelmente a logística da cidade de Manaus, e até mesmo de Boa Vista, estaria definitivamente comprometida, porque o rio Madeira ficou praticamente inavegável e no rio Amazonas os navios não conseguiram, durante mais de 30 dias, passar do estreito de Tabocal. Assim, nós ficamos abastecidos por logísticas muito difíceis e parte dessa logística foi da BR-319 com todas as suas dificuldades*”, acrescentou o senador.

*Zona Franca de Manaus*

O senador Eduardo Braga solicitou também o apoio do governo Lula à Zona Franca de Manaus na votação da PEC da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. O pedido foi motivado pela resistência de São Paulo em manter o texto aprovado pelo Senado que garante a competitividade da ZFM.

“*O presidente ficou de se empenhar junto ao presidente da Câmara (Arthur Lira) e nós estamos fazendo nossa parte no Senado, para que as conquistas que conseguimos sejam mantidas. A Zona Franca é que gera 500 mil empregos para o Amazonas. E sem esses 500 mil empregos somos um porto de lenha. São Paulo é o estado mais rico do Brasil e não pode querer apenas para ele as suas conquistas*”, ponderou.